Por que 95% das dietas falham?!

21:16 0 Comments



Olá, tudo bem com você? Fernando aqui...

Quantas vezes você já leu ou ouviu falar que “95% das dietas falham?”.

Esta afirmação tornou-se parte recorrente do argumento sobre obesidade, emagrecimento e perda de peso, e muitas vezes esta frase faz parte da linha de abertura para muitos discursos de vendas sobre produtos de emagrecimento. No entanto, cada vez que eu ouvia esta estatística uma coisa por dentro me incomodava. De onde é que ela veio? Quem disse isso? Isto é mito ou é verdade?

O fato é que esta estatística foi tão citada em audiências, congressos, seminários e livros de dieta, que muitas pessoas já se aproximam de uma dieta ou método de emagrecimento com uma sensação de desesperança.

Mas, na verdade, muitos pesquisadores sobre obesidade dizem que de fato ninguém tem uma ideia matemática de quais pessoas pode ou não perder peso, porque na verdade tudo depende da determinação individual de cada um.

Por que 95% das dietas falham! – O Mito



Dizer que 95% das dietas falham tornou-se uma espécie de tradição em fóruns e debates sobre emagrecimento, mas a fonte deste número foi sugerida pela primeira vez em um estudo clínico de 1959, com apenas 100 pacientes submetidos a tratamento em uma clínica de nutrição no New York Hospital na década de 50.

Em 1959, seus autores, Dr. Albert Stunkard e Mavis McLaren-Hume, publicaram um estudo onde eles concluirão que: “A maioria das pessoas obesas desistiriam do tratamento, e não iriam perder peso, e mesmo aqueles que perdessem peso, iria recuperá-los rapidamente.” Esta descoberta foi repetida tantas vezes que passou a ser considerado como um fato. [Fonte: NYTimes]

Por que 95% das dietas falham! – A verdade


Apos dito isto, estou realmente surpreso que a taxa de falha não seja ainda maior. É totalmente compreensível esperar que as pessoas falhem em suas dietas. Mas por quê? Porque a verdade sobre ser ou não ser bem sucedido em uma dieta, esta na convicção pessoal de cada um, isto sim é algo que interfere na capacidade de uma pessoa emagrecer ou não, no final é ela quem vai decidir, o que, para que, e o jeito que, é certo de comer, e não apenas “uma dieta x, y ou z”

Muitas pessoas ‘sabem o que é melhor para elas’, mas simplesmente não executam o que elas precisam. 

Muita gente ‘conhece o melhor para ela’, mas simplesmente tornam-se comedores emocionais. 

Muitas pessoas ‘tem acesso ao melhor para elas’, mas muitos deles são simplesmente levados pelo marketing e a indústria da dieta e não percebem que simplesmente “fazer uma dieta” não vai salvá-los desses e outros grandes problemas de sobre peso. 

A única coisa que vai realmente resolve esse problema, é enfrentá-lo primeiramente na cabeça… algo que não é incentivado pela indústria do emagrecimento e muito menos pela indústria alimentícia, isto é um assunto totalmente desestimulado e totalmente desaprovado porque não é comercialmente rentável.

Há uma diferença monumental entre mudar a forma como você vive (e sim, mesmo quando você acha que você não pode você pode) e simplesmente “fazer dieta.” Fazer dieta não resolve o problema da maioria das pessoas com sobre peso já fizeram. Enquanto você não mudar o comportamento e o MÉTODO, a dieta é o mesmo que colocar um band-aid sobre o problema.

Eu sei que citei neste artigo algo que da a ideia que 95% das dietas falham, e desestimulam muitos mesmo antes de começar, mas isso não é o propósito original, ou seja, desmascarar a ideia de fazer dieta e perder peso. Mesmo por que perder peso é o objetivo final de se fazer a dieta, mas a dieta não é o único meio de se perder peso, mas apenas um [muitas vezes sem sucesso] aspecto de se alcançar o objetivo final.

Então, como estou certo de que há pessoas que se apegam a essa ideia de que eles podem estar entre os 5% das pessoas bem sucedidas em suas dietas, eu lhes desejo sorte e sucesso. No entanto eu por outro lado estou perfeitamente confortável entre as 95% das pessoas que falharam em uma dieta. E francamente, estou muito mais satisfeita com os resultados que obtive através de outros meios mais saudáveis, e mais agradável de se perder peso e ganhar massa muscular, do que muitas dessas dietas restringidoras.

Espero que tenham gostado.
Grande abraço

Conheça também quais os tipos de dietas existentes e qual deles pode ser o mais adequado para você.




Fernando - Unknown

Há 4 anos buscando os segredos do emagrecimento saudável e sem fórmulas mágicas. Transforme seus hábitos. Viva intensamente e cuide do que tem de mais valor.