Pular corda emagrece mais do que você imagina

06:25 , 1 Comments

Pular corda para perder peso


Olá, tudo bem? Fernando aqui outra vez...

Pular corda pode sim ser uma ótima opção de exercício físico, pois é um dos exercícios aeróbicos mais efetivos quando se trata de acabar com as gordurinhas indesejadas. Além disso, por si só já é um treino também que modela  corpo e tonifica os músculos. Pode deixar o bumbum e as pernas durinhos, do jeito que você imagina.

Você precisa, apesar dos benefícios, iniciar da maneira correta. Existe um ritmo adequado para cada pessoa e depende do peso, idade etc. Sempre consulte um especialista antes de iniciar um tipo de treino que não está acostumado.

Abaixo você verá os principais benefícios, tirará suas dúvidas sobre este exercício tão conhecido, mas que pouca gente faz e desconhece quais são os reais efeitos de um bom treino de pular corda.

Os benefícios de pular corda


Pular corda emagrece


1. Pular corda ajuda a perder barriga

Pular corda é um exercício aeróbico que faz o seu corpo queimar muitas calorias. Para você ter uma ideia, 30 minutos de treino podem eliminar até 400 calorias. Isso significa que se você praticar 30 minutos diários durante 15 dias, poderá perder aproximadamente 4 kg.

Pular corda queima mais calorias que caminhar, correr ou pedalar, isso porque exige um esforço corporal muito maior que esses outros exercícios.

Esse exercício, além de ajudar você a emagrecer, fortalece seu coração e pulmão, já que estimula o sistema cardiorrespiratório.

Quando você pula corda, o exercício estimula a circulação e o suor, isso promove a eliminação de toxinas, o que é excelente para ajudar no combate à celulite. Agora você tem mais um motivo para começar a praticar o exercício com regularidade.

2. Pule corda em qualquer lugar

Você é daquelas pessoas que não gosta de academia, que não gosta de ambientes fechados com muita gente? Este é o exercício certo para você!

Não precisa de muita coisa agora para iniciar. Arrume uma corda e comece. Na sua casa, ou em qualquer outro lugar, onde você se sinta confortável.

Se o seu trabalho, por exemplo, exige viagens insperadas, ou até rotineiras, eis o único instrumento que você levará dentro da sua mala: a corda.

3. Melhora do tônus muscular

Como já dito acima, pular corda não só é um exercício poderosíssimo para emagrecer e queimar calorias, mas também ajuda na tonificação dos músculos. Será normal nos primeiros dias você sentir dores musculares, devido ao trabalho que os músculos precisam para executar o movimento.

Em pouco tempo você perceberá uma tolerância cada vez maior ao exercício. Isso porque seus músculos estão se adaptando e melhorando o condicionamento, para aguentar a carga de trabalho.
Você já ouviu falar em densidade óssea?

Pular corda emagrece, mas você deve ir com calma





Apesar de ser um exercício muito divertido e prazeroso, pular corda pode também causar problemas, caso você não dê atenção a alguns fatores importantes.

Se você está há muito tempo sem fazer nenhum tipo de exercício, deve começar devagar. Comece praticando apenas 10 minutos 03 vezes por semana, e faça uma caminhada durante 20 minutos para completar 30 minutos de exercícios.

Depois de algum tempo, quando você já tiver ganhado mais habilidade e fôlego, pode fazer o exercício durante 30 minutos, 02 ou 03 vezes por semana.

Se você está muito acima do peso, é melhor não pular corda, isso porque o exercício pode acabar machucando as suas articulações. O mesmo vale para quem tem problemas nos joelhos ou tornozelos.

Pessoas com hipertensão ou problema cardiovascular também não devem praticar esse exercício.

Como pular corda corretamente


Guia de como pular corda


Antes de começar a praticar o exercício você precisa comprar uma corda adequada. Compre uma corda de vinil, couro ou plástico. As feitas de sisal ou náilon devem ser evitadas, pois são muito leves e podem atrapalhar o seu desempenho ou mesmo provocar acidentes.

Ao comprar uma corda, certifique-se de que ela é proporcional à sua altura, para fazer isso, pegue a corda, e de pé, pise no meio dela e segure as extremidades, se elas alcançarem a sua cintura, quer dizer que a corda serve para você.

Escolha um local aberto para praticar o exercício. Caso não seja possível praticar num local aberto, certifique-se de que o local tenha boa ventilação, e não se esqueça de observar a altura do teto, pois tetos muito baixos podem provocar acidentes.

Prefira praticar o exercício em locais com pisos emborrachados. Se for pular corda em pisos de asfalto, concreto ou mármore, calce um tênis com bons amortecedores. Uma boa opção é colocar um tapete debaixo dos pés.

Pular corda é um exercício aeróbico de impacto, e pode fazer o seu organismo perder muita água, portanto, é importante consumir bastante água durante e depois do treino.

Faça alongamentos antes e depois de pular corda. Cinco minutos antes e cinco depois já é o suficiente para evitar dores e lesões.


Na hora do exercício, comece pulando com os dois pés, e aterrisse com a parte da frente dos seus pés. Depois pule com as suas pernas bem estendidas, e no momento de aterrissar, faça isso com os joelhos dobrados.

Os iniciantes costumam não lidar muito bem com a corda, exageram nos pulos e nos movimentos dos braços. Para se acostumar com o acessório, uma dica é você girar a corda ao lado do seu corpo, igual uma pessoa faz quando bate a corda para outra pular. Toda vez que ela tocar o chão, você deve dar um pulo, assim você se acostuma e logo pode pular corda normalmente.

Mude o ritmo e potencialize os efeitos do exercício



Você pode potencializar os efeitos do exercício mudando o ritmo do treino.

Por exemplo:

  • Pule 30 segundos devagar, em seguida pule outros 30 segundos numa velocidade moderada, depois pule mais 30 segundos bem depressa. 
  • Descanse um pouco e repita, até completar 10 minutos de exercício (caso você seja iniciante. Se você não for tão iniciante assim, repita a série até completar 30 minutos).


Pular corda emagrece, mas…


Como direito

Pular corda emagrece, mas mesmo assim você precisa dar atenção à maneira como se alimenta. Não adianta nada pular corda todos os dias e continuar comendo porcarias.

Para emagrecer de verdade você precisa também cuidar muito bem da sua alimentação, se não fizer isso, não conseguirá alcançar os resultados que deseja.

Você precisa ter em mente que uma alimentação adequada é essencial e é possível consumir receitas super práticas. Esqueça aquela coisa de que tudo é proibido na hora da fome.

Veja aqui 3 receitas grátis maravilhosas para quem quer emagrecer com saúde




Fernando - Unknown

Há 4 anos buscando os segredos do emagrecimento saudável e sem fórmulas mágicas. Transforme seus hábitos. Viva intensamente e cuide do que tem de mais valor.